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Namoro no ambiente de trabalho: um POLÍTICa transparente dá match!

Em homenagem ao Dia dos Namorados, a Next BPO cria um clima romântico para abordar um tema sério e que pode gerar bastante controvérsia: o namoro no ambiente de trabalho.

 Um dos muitos deveres do RH é saber lidar com situações de relacionamentos afetivos no local de trabalho, isso porque, se não houver uma comunicação eficiente e uma política interna transparente e que imponha limites, o namoro pode impactar o clima de toda a organização e até mesmo a imagem da empresa.

 Para evitar constrangimentos ao casal e à instituição, é preciso instituir e disseminar tal política de acordo com condutas e leis, visto que é proibido impedir a relação entre colegas, pois isto viola a intimidade e o direito à vida privada dos colaboradores.

 A política para relacionamentos internos deve:

 - Ter como base a cultura organizacional (missão, visão e valores) 

 - Ser divulgada a todos os colaboradores (atuais, novos e candidatos);

- Poder ser discutida entre gestor e os casais (com discrição e transparência);

- Abrir espaço para ser esclarecida junto aos colaboradores (em caso de dúvidas).

 

É importante lembrar também que apenas o fato isolado do relacionamento entre os colegas não pode motivar uma demissão por justa causa. De acordo com a Lei nº 5.452, é legítima a demissão por justa causa quando o namoro no trabalho provocar:

 - Incontinência de conduta ou mau procedimento;

- Descuido ou desleixo no desempenho das funções;

- Ato de indisciplina ou de insubordinação.

 

Se a sua empresa não possui uma política de namoro no trabalho ou não a comunica claramente aos colaboradores, é bom se precaver desde já! Pesquisas apontam que mais de 55% das instituições não possuem um manual de conduta para relacionamento no ambiente corporativo, e cerca de 20% dos colaboradores não sabem se existe uma política sobre o tema ou não.

 Estes números refletem a falta de cuidado das empresas quanto ao assunto tão delicado. Ao implantar uma política interna é possível evitar injustiças, embaraços e episódios de assédio moral, bem como estipular limites de conduta.

 O objetivo deve ser prezar pela cultura e bom clima organizacional, os direitos trabalhistas e individuais, além do bem-estar dos colaboradores e gestores.

 A Next deseja um Dia dos Namorados feliz e cheio de amor a todos!


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